Participe do ObsMob-BH

O Observatório da Mobilidade Urbana de Belo Horizonte foi pensado no momento de elaboração do PlanMob-BH como um elemento capaz de colocar em diálogo as diversas instituições que se envolvem direta ou indiretamente com a mobilidade urbana de BH.

Para ser um observador, basta ir a alguma reunião do observatório. Formalmente, a participação é feita via instituição, mas todo cidadão pode comparecer e ter voz. Saiba como participar das discussões do ObsMob-BH: http://www.bhtrans.pbh.gov.br/observatorio.

COMURB

Belo Horizonte possui um Conselho Municipal de Mobilidade Urbana - COMURB. Ele pretende ser um espaço de avaliação, debate e proposição das políticas públicas de mobilidade urbana de Belo Horizonte.

Entre 2013 e 2017, o Comurb pouco funcionou, com poucas reuniões realizadas e nenhuma deliberação feita ou acatada pela prefeitura. Atualmente, o Comurb passa por um processo de renovação, mas o principal desafio é conseguir dar a esse espaço conteúdo político e poder de deliberação.

CRTT

As Comissões Regionais de Transportes e Trânsito - CRTTs - foram criadas na década de 1990 como um espaço de discussão de problemas locais da mobilidade urbana: redutores de velocidade, sentido do fluxo das vias, condição dos equipamentos públicos, quadro de horário e itinerário dos ônibus, etc.

Hoje, existe uma CRTT para cada uma das nove regionais da cidade. Os representantes são eleitos por território de gestão compartilhada e cada regional possui de 4 a 5 territórios, totalizando de 12 a 15 titulares e o mesmo número de suplentes. As requisições de demanda feitas por membros de CRTTs têm prioridade frente às demais, justamente por possuir mais representatividade do território, conferida por eleição. As reuniões das CRTTs são mensais e abertas.

Baixe as fichas-resumo

Para contribuir com a discussão sobre cidades, mobilidade urbana, mudanças climáticas e participação social, o Nossa BH produziu três fichas-resumo:

Receba atualizações sobre o PlanMob-BH

São enviados no máximo 4 e-mails por ano